Vou comprar um AP! Compro um novo ou um antigo?
O antes, durante e depois do AP Abilio, um apartamento da década de 40!
O AP Abilio recebeu esse nome por estar localizado em um predinho super charmoso na Rua Abilio Soares, no bairro Paraíso, em São Paulo.
Sua localização é perfeita. Pertinho da Av. Paulista, da estação do metrô e da Av. 23 de maio, sendo muito prático o deslocamento para qualquer região da cidade.
O cliente, que já morava de aluguel no apartamento, decidiu comprá-lo e se aventurar numa reforma que o deixasse com a sua cara.
A planta original era toda segmentada, conformando o apartamento em: uma cozinha pequena, um dormitório grande, uma sala pequena, um banheiro gigante, uma área de serviço e um hall que interligava os ambientes mas era um verdadeiro desperdício de espaço.
Mas quais são os prós e contras quando se reforma um apartamento antigo?
Para nós do Otá Studio, há mais prós do que contras quando se compra e se reforma um apartamento antigo.
Um dos pontos complicados é que com muita sorte haverá uma planta do prédio com indicações das estruturas, tubulações, etc. Então, acabamos tendo algumas surpresas durante a obra que às vezes nos obrigam até a alterar o projeto. Daí a grande importância de se trabalhar com profissionais capacitados e experientes para esse tipo de situação, pois conseguimos contorná-la sem maiores dificuldades.
Outra questão essencial é que todos os fios elétricos e tubulações provavelmente deverão ser trocados pois os antigos estarão muito ruins por serem de material com vida útil menor, como tubulações hidráulicas de ferro.
Aí vem a parte boa!
Apartamentos antigos geralmente possuem laje hidráulica em banheiros e áreas de serviço, o que permite que você altere todo o layout, deixando como você quiser, sem incomodar seu vizinho de baixo para quebrar o forro e conseguir alterar as suas tubulações que passam todas no apartamento dele. Além de muitas vezes o prédio novo não permitir tais alterações.
Os apartamentos antigos geralmente têm o pé-direito (altura do piso até o teto) mais altos, como 2,80m, 3,00m, 3,20m de altura! Os novos são um pouco mais baixos porque as construtoras economizam material dessa forma.
Esses apartamentos, quando não sofreram alterações drásticas, possuem materiais únicos e de uma qualidade sem igual como o tijolinho maciço nas paredes, piso de madeira maciça, pastilhas cerâmicas, algumas louças que podem ser aproveitadas, entre outras coisas que, se puderem ser restauradas, darão aquela personalidade que só esses apartamentos antigos e charmosos conseguem ter.
Entendendo os desejos e cotidiano do cliente do AP Abílio, propusemos um apartamento mais amplo, demolindo algumas paredes (com muita responsabilidade e conhecimento), integramos todos os espaços sociais, deixando tudo mais iluminado, com mais fluidez e tornando-o mais convidativo.
Ah! E trabalhar iluminação, tanto natural quanto artificial, é essencial para uma boa arquitetura.
A sala era escura e tinha uma varanda que nunca era utilizada.
Ainda mantinha o piso original de madeira maciça em peroba rosa, escuro pelo passar dos anos e dos panos cheios de cera, mas bem conservado por se tratar de um piso com mais de 60 anos.
A cozinha já havia passado por alguma reforma, porém, mal planejada, mantendo o espaço apertado, pouco iluminado e sem graça.
O banheiro também havia passado por uma reforma de troca de pisos, revestimentos de parede e remoção da banheira original.
Hall e dormitório estavam intactos, como a sala de estar.
Por se tratar de uma construção da década de 1940, já sabíamos que todas as paredes seriam de tijolinhos maciços, pois na época ainda não existiam os tijolos com furos. Identificamos algumas vigas de concreto e na fase de demolições toda a história desse apartamento foi aparecendo...
E o custo? É mais caro reformar ou comprar apartamento novo?
Quando falamos de reforma de apartamentos isso pode variar de acordo com as dificuldades em obra e materiais a serem escolhidos. De maneira geral é preciso ter em mente que uma reforma boa e completa vai custar em média R$1.500,00 por m². Esse valor pode ser mais alto se os materiais de acabamentos escolhidos tiverem valores mais elevados, se houver muita marcenaria (isso é bem caro), mas também pode ser mais barato. Dependendo da finalidade da reforma é possível trabalhar com um valor mais baixo. Aí entra o trabalho do arquiteto também. Muitas pessoas preferem fazer uma reforma sozinhas acreditando que irão economizar mas além de gastarem até mais do que se houvesse planejamento profissional, acabam desvalorizando o imóvel com uma reforma ruim.
Mas tem o outro lado. Quando se compra um apartamento antigo, sem espaços interessantes e confortáveis, certamente o valor de venda é muito mais baixo que o de um apartamento novo e, na maioria das vezes, o apartamento antigo já está numa região melhor e com preço estabilizado, aberto ainda à negociações. Sem falar no valor do condomínio, que geralmente é mais em conta.
Então, no fim das contas, talvez saia até mais barato comprar um apartamento antigo e reformar, do que comprar um novo (lembrando que todo apartamento novo também precisa de reforma).
O fator localização é essencial para essa escolha pois, além do conforto privativo, o conforto e praticidade urbanos também contam. Os novos condomínios contam com comodidades que podem pesar na sua decisão também, como espaços de lazer em abundancia, mais vagas de garagem e serviços que o condomínio antigo já não consegue atingir. É preciso colocar na balança os seus desejos de habitação para fazer a melhor escolha para você e sua familia.
Quer reformar? Fale com a gente clicando aqui! :)